O Circuito

CIRCUITO TRANS-FORME PROMOVE TURNÊ
COM SILVÉRIO PESSOA E MAMELUNGOS
Projeto vai ocupar universidades federais em quatro estados do Nordeste,
levando shows e palestras com acesso gratuito


O Circuito TRANS-FORME é um projeto com incentivo do Funcultura do Estado de Pernambuco (Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco) aprovado em 2012, e consiste em fazer circular os shows do artista Silvério Pessoa e da banda Mamelungos, inicialmente, por quatro cidades do Nordeste (Natal, João Pessoa, Caruaru e Maceió). O formato da apresentação foi elaborado especialmente para o projeto: em vez de dois shows separados, cada cidade receberá um grande show, com as duas bandas se intercalando no palco e, em alguns momentos, todos tocando juntos. O resultado desse encontro é um show dinâmico, que traz a música pernambucana sob o olhar de duas gerações de artistas unidos pela pluralidade de ritmos, com pegada moderna e referências locais. As apresentações vão acontecer em um palco móvel, o caminhão-palco, que vai percorrer as cidades incluídas na turnê, ocupando espaços que tem uma relação com educação e cultura.

Procurando um diálogo com o público desses ambientes – estudantes, professores – e também com o público em geral, o projeto inclui ainda a realização em cada cidade visitada de palestras seguidas de debates sobre temas que envolvem mercado da música, produção cultural, cultura local x global, novas mídias, entre outros. Realizadas em parceria com as universidades e instituições, buscando atender às particularidades de alunos e professores presentes, as palestras contarão com Silvério Pessoa, que tem grande bagagem pedagógica e experiência musical; integrantes da banda Mamelungos, que possuem um conhecimento e experiência de sucesso com equipamentos e diálogos virtuais; e Karina Hoover, produtora responsável pela gestão da carreira de Silvério Pessoa, produção de disco de Lula Queiroga, além de filmes, programas de TV, shows e festivais de música e circo.

A ideia é aproximar a realidade de uma produção musical atual, dificuldades e inovações desse mercado, da cultura local e do público universitário, fomentando novos consumidores, apreciadores e quem sabe produtores desse segmento, e em alguns dos locais poder ainda auxiliar na capacitação dos professores com uma visão de aproximação da música ao contexto de aprendizagem curricular, como forma de valorização e perpetuação de uma cultura que pode ser mixada ao universo contemporâneo da rotina desses jovens. Assim, o Circuito TRANS-FORME pretende transportar cultura por pelo menos quatro estados do Nordeste e contribuir para a formação de novos propagadores culturais.

OS ARTISTAS

Silvério Pessoa é um multiartista, cujos trabalhos têm o coração fincado nas raízes e tradições, mas com o olhar constantemente voltado para as últimas tendências mundiais, seja em novas mídias ou sonoridades. Silvério busca uma motivação para a construção de todos os projetos em que se envolve, elementos que possam deixar algo a mais para o público. Em letras, poesias musicadas e no hibridismo de seu som, o artista representa uma geração comprometida com a arte “educadora” e transformadora.

A banda Mamelungos, uma das grandes surpresas da música pernambucana nos últimos anos, nasceu, como várias outras bandas, a partir de uma amizade entre seus jovens integrantes. A particularidade desse grupo é que todos são grandes vocalistas, instrumentistas e compositores, cada um com estilo próprio, o que confere à banda uma pluralidade que se tornou sua identidade. Após a participação em um projeto da internet, os Mamelungos ampliaram e consolidaram seu público através das redes sociais, expandindo seu sucesso para além das fronteiras de Pernambuco.